Desenvolvimento do naming e da marca Caveraz

O estúdio foi convidado para o desenvolvimento do naming e da marca Caveraz, uma nova marca de roupas que surgiu com o propósito de transformar o mundo através da moda.
A marca trabalha com o estilo urbano (urban style), moda contemporânea inspirada na cultura, música, arte, sátiras e no humor negro presente nas ruas. Seu carro chefe são as camisetas unissex desenvolvidas sob uma única modelagem sem distinção de gênero, além de acessórios como bonés e relógios.
Tem como objetivo apoiar projetos sociais, culturais e de cidadania, conectando, assim, pessoas de todas as culturas em prol de causas e interesses em comum.
Abaixo você confere um dos projetos mais completos do estúdio, o desenvolvimento da marca Caveraz, desde seu nome até os elementos de sua identidade visual.
A criação do Naming
O estúdio foi procurado para um desenvolvimento completo e desafiador, que envolvia, além da criação da marca e de sua identidade visual, o desenvolvimento de seu nome, o que chamamos na área de naming.
O briefing propunha, em primeiro lugar, a criação do nome para uma nova marca de roupas, que, além de conter seus propósitos descritos acima, deveria expressar a igualdade entre todos os gêneros e povos, prezando pela tolerância e o não preconceito sempre com muita criatividade e bom humor.
Dessa maneira, propomos o nome Caveraz, que utiliza como elemento principal a caveira, símbolo universal de igualdade entre todos os seres humanos. A letra "Z" utilizada no final representa a Geração Z, pessoas nascidas entre os meados dos anos 1990 e início de 2010.
Essa geração não é só nativa no meio digital, como também é considerada a geração mais tolerante que já existiu; mais aberta ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e a igualdade de gênero, por exemplo.
Por esse motivo, o nome "caiu como uma luva" para a marca, abrindo um grande leque artístico para ser explorado, ora na construção do logotipo e na identidade visual, ora em possíveis estampas para as camisetas.
Símbolo ilustrado
Com o nome definido, partimos então para o desenvolvimento do logotipo e do símbolo da marca. Após diferentes opções de rafes (rascunhos) que você pode observar abaixo, a opção sugerida e aprovada para o símbolo foi a ilustração de uma caveira hipster.

Alguns rafes (rascunhos) apresentados para a marca

O estúdio é especializado na criação de marcas ilustradas, em que a personalização é completa.
Portanto, essa caveira detalhada apresenta o cabelo na forma da letra "Z", e o brilho de seus óculos contém as letras "C" e "A", iniciais do nome. No buraco do nariz, inserimos também o sinal de igual, simbolizando a igualdade.

O rafe final com a opção escolhida

Símbolo ilustrado Caveraz

Logotipo grafite
Já no logotipo, a tipografia foi desenvolvida nos moldes dos grafites dos muros, cujo significado você pode conferir abaixo:
Inscrição ou desenho rabiscados à mão sobre um muro, uma parede, uma estátua etc.; pichação.

Representando, assim, o estilo de arte urbana em sua mais pura essência, de forma totalmente personalizada.

Logotipo Caveraz

Com a marca finalizada, partimos para o desenvolvimento de seu manual de uso, contendo todas as normas técnicas para a correta aplicação da marca em todas as mídias em que for utilizada.

Página do Manual de Identidade da Marca

Assim, a finalização do projeto veio com sua identidade visual, englobando itens como cartão de visitas, panfletos (flyers), papel timbrado, etc.

Alguns elementos da identidade visual da marca

Dessa forma, a marca Caveraz nasceu transmitindo alegria, diversidade e igualdade para todos.
Back to Top